top of page
execução.jpg

Pecuária Leiteira

Em 16 anos de trajetória, o Instituto BioSistêmico executou mais de 60 projetos de pecuária leiteira com cerca de 60 mil atendimentos realizados em 16 estados, abrangendo 23 mil produtores que em grande parte são da agricultura familiar. O trabalho do IBS neste segmento abrange uma área estimada em 719.250 hectares.

AdobeStock_215860724.jpeg

Para os atendimentos técnicos às propriedades leiteiras, o IBS disponibiliza três importantes unidades móveis equipadas com laboratório e instrumentos de suporte para as atividades em campo: o Vaca Móvel (saúde do rebanho e qualidade do leite), o Rufião Móvel (manejo reprodutivo) e o AgroMóvel (gestão da propriedade e nutrição dos rebanhos).

Em todos os projetos executados pelo IBS, é priorizado o aspecto da preservação ambiental. As orientações são passadas considerando de que forma é possível prevenir e minimizar impactos ao meio ambiente. Entre as medidas orientadas para prevenção de danos ao meio ambiente, constam redução no uso de agroquímicos, implantação ou proteção de áreas de reserva legal, preservação e conservação de solo, via cobertura, terraceamento e proteção de nascentes.

Além disso, a promoção da saúde e do bem-estar animal é amplamente trabalhada entre os produtores atendidos. Um rebanho bem cuidado, com a sanidade em dia, produz mais, gera menos despesas com medicamentos e produz leite de qualidade.

Com ajustes no manejo reprodutivo, fomenta-se o melhoramento genético dos rebanhos, com vacas mais resistentes e que produzem mais. A eficiência reprodutiva do rebanho tem reflexos na preservação do meio ambiente, pois aumenta-se a produtividade sem aumentar o consumo de alimentos, assim como a emissão de gás de efeito estufa, já que é mantida a mesma quantidade de vacas.

As equipes do IBS se empenham em compartilhar informação técnica e tecnologia para o campo para que o produtor desenvolva a produção, a produtividade, a qualidade do leite e, com isso, passe a ter mais renda e prosperidade no seu negócio. Esse é um dos pilares da sustentabilidade, a viabilidade econômica da atividade.

Todas as ações estão interligadas, uma interfere na outra e o IBS atua com essa visão sistêmica (bio+sistêmico), considerando toda a propriedade como um organismo vivo. Por isso, para uma produção sustentável, as equipes do IBS orientam mudanças na propriedade considerando todos esses aspectos.

bottom of page