top of page

Equipe do IBS realiza análise do leite e IATF no Projeto Cooplaf Leite

Atualizado: 3 de mai. de 2022

Os atendimentos fizeram parte da rodada de manejo sanitário desenvolvida no mês de abril



No início do mês de abril, o Instituto BioSistêmico (IBS) passou a realizar as rodadas de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) do Projeto Cooplaf Leite, nas propriedades atendidas na região de Terenos-MS, quando os primeiros protocolos já haviam completado 11 dias de sincronização.


As inseminações integram os atendimentos de manejo sanitário que conta com o aparato do Vaca Móvel, unidade do IBS equipada com instrumentos para realização de testes de qualidade do leite, assim como para IATF. Das 177 vacas protocoladas pela equipe de manejo reprodutivo na etapa anterior, foram inseminadas 174 nesta rodada de manejo sanitário.


Com os testes realizados pela equipe do IBS por meio do Vaca Móvel, é possível verificar a composição, requisitos físicos e químicos, além de indicadores de alterações do leite.


“Os testes indicam acidez, mastite, gordura, proteína, a massa do leite, o rendimento, porcentagem de lactose, se tem água ou não no leite. Os produtores conseguem ter uma base de como está a qualidade do leite produzido. Se tiver alguma alteração, indicamos o que pode ser melhorado na parte nutritiva e de manejo sanitário, por exemplo”, relata a médica veterinária Rachel Lozano Spressão que integrou a equipe de atendimento em manejo sanitário.









19 visualizações0 comentário
bottom of page