top of page

Instituto BioSistêmico realiza segundo diagnóstico de boas práticas

Atualizado: 12 de jul. de 2022


Está em andamento a segunda rodada de atendimentos de boas práticas em pecuária leiteira no Projeto Cooplaf Leite, em assentamentos da região de Terenos/MS. A equipe de consultores do Instituto BioSistêmico (IBS) iniciou as visitas no dia 04 de julho e deverá concluir os atendimentos às 100 propriedades que integram o projeto até o dia 16 de julho.


Nesta etapa, os consultores do IBS realizam um segundo diagnóstico com base na metodologia CheckMilk, que foi inspirada no guia de boas práticas sustentáveis de leite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Federação Internacional de Leite (FIL). São 160 quesitos de checagem de seis grandes áreas: sanidade e higiene da ordenha, bem-estar animal, questões socioeconômicas e questões ambientais.


O primeiro diagnóstico de boas práticas do Projeto Cooplaf Leite foi realizado em março. Nesta segunda rodada, são reforçadas as orientações de acordo com o plano de ação de cada propriedade e é feita a verificação das mudanças implementadas nos últimos meses a partir dos atendimentos das equipes do IBS no projeto.


“Como o Mato Grosso do Sul está atravessando um período de seca, temos reforçado as orientações aos produtores para que possam manejar os animais da melhor forma possível. Eles precisam estar atentos à nutrição e à sanidade do rebanho para que os animais possam passar por esse período de privação de alimentos”, destaca o médico veterinário Matheus Henrique Magalhães, que vem atuando no diagnóstico de boas práticas.


Sobre o projeto


O Projeto Cooplaf Leite foi concebido pelo Instituto BioSistêmico com o objetivo principal de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira junto aos cooperados da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf), entidade com sede no município de Terenos, no estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.


Executada pelo IBS, a iniciativa conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado do Mato Grosso do Sul. Também é contemplado com o apoio institucional e acadêmico da Unimar – Universidade de Marília.


Esse é mais um projeto de pecuária executado pelo Instituto BioSistêmico que usa a metodologia CheckMilk, que conta com a plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.




22 visualizações0 comentário
bottom of page