top of page

Projeto Cooplaf Leite realiza rodadas de atendimento em manejo reprodutivo

Atualizado: 3 de mai. de 2022

As equipes do IBS realizaram avaliação ginecológica das fêmeas bovinas e protocolo de IATF nas vacas selecionadas.



Promover o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros é um dos principais objetivos do Projeto Cooplaf Leite, que abrange 100 propriedades localizadas em assentamentos de agricultores familiares na região de Terenos, no Mato Grosso do Sul. Os atendimentos voltados ao manejo reprodutivo foram iniciados pelo Instituto BioSistêmico (IBS) a partir do dia 21 de março.


Na primeira etapa, os médicos veterinários realizaram os atendimentos com o Rufião Móvel, unidade do IBS equipada com aparelho de ultrassonografia para a avaliação ginecológica das fêmeas bovinas.


“Com o exame de ultrassonografia, é possível uma análise mais precisa das estruturas do aparelho reprodutivo das vacas, verificar o status reprodutivo, identificar patologias reprodutivas e selecionar animais que apresentam atividade ovariana adequada para os protocolos de sincronização de ovulação para posterior realização de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF)”, explica a médica veterinária Renata Alves que fez parte da equipe de atendimento de manejo reprodutivo.


Nesta primeira rodada, foram avaliadas 601 fêmeas, com 256 classificadas como prenhes e 178 classificadas como vazias e aptas para participar do protocolo de IATF. Com o manejo reprodutivo, busca-se aumentar o número de vacas em lactação, diminuir o intervalos entre partos, além de elevar o percentual de vacas gestantes.


bottom of page